Notícias

Senado começa capacitar servidores da Câmara de Palmas para implantar sistema de modernização

A implantação do Programa Interlegis na Câmara de Palmas começa esta semana com a ida de técnicos da Casa a Brasília, onde farão um curso de capacitação para a utilização da plataforma. Serão selecionados três servidores que farão o treinamento na quarta, 26, e quinta-feira, 27, na Coordenação de Tecnologia e Informática do Senado Federal.

De acordo com o diretor geral da Câmara, João Paulo César Lima, o curso é o primeiro passo para a concretização do processo que trará mais transparência aos atos da Casa de Leis. “Com esse programa vamos dar publicidade a tudo o que acontece no legislativo. A população saberá quem são os vereadores, quantos projetos de lei eles propuseram na Casa, quais são eles, quais estão em andamento, que assuntos estão sendo debatidos, enfim, tudo poderá ser consultado na internet”, afirma.

Pelo cronograma, os técnicos farão o curso em duas etapas. A primeira consiste na orientação para acesso ao Portal Modelo, um portal gratuito e pronto para uso, que permitirá à Câmara criar um novo site na internet, tudo de forma autônoma e sem a necessidade de contratar serviços especializados.

A segunda etapa inclui treinamento no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), um software livre, que não possui nenhum custo financeiro e que agrega todas as etapas do funcionamento do processo legislativo. Tudo o que a população precisa saber sobre as sessões, projetos, leis e a atividade parlamentar estarão à disposição na internet.

Interlegis

O Interlegis é um programa do Senado Federal, desenvolvido pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), e tem como objetivo modernizar e integrar o poder legislativo, além de promover maior transparência. A implantação do programa na Câmara permitirá uma economia de 3,5 milhões aos cofres públicos.

24/04/17